quinta-feira, 25 de julho de 2013

Aquele que sabia o que estava fazendo te fez.


Quando foi a última vez que você olhou no espelho e gostou do que viu? Qual foi a última vez em que uma atitude sua te orgulhou ou que um passo seu te deixou feliz por estar na direção certa? Somos humanos. Confusos, indecisos, medrosos e com bolsos cheios de interrogações. Somos humanos. E não é todo dia que o nosso cabelo agrada, que nosso o sorriso é verdadeiro, que a nossa personalidade se parece com aquela que gostaríamos de ter ou com a de alguém que gostaríamos de ter por perto. Somos humanos. Somos carrinhos em montanhas-russas de sentimentos, em um dia tão próximos do céu que é somente levantar as mãos para tocá-lo e em outros tão próximos do chão que o céu parece impossível. A boa notícia em meio à tanta confusão que pode ser a nossa vida nesse mundo no qual estamos mas não pertencemos é: alguém que sabia o que estava fazendo nos projetou. Alguém que sabia o que estava fazendo te entregou cabelos loiros ou castanhos ou ruivos, te escolheu para morar onde você mora, na família em que você está. Alguém que sabia o que estava fazendo permitiu que você viesse ao mundo com esses medos de estimação, com esse pé atrás em tudo o que envolve entrega, com esse espírito questionador que às vezes te tira a paz. Alguém que sabia o que estava fazendo te fez. É essa boa nova da criação: alguém te amou antes que você parasse para pensar nele e amá-lo em troca; alguém, por te amar tanto, sonhou com você, com o dia em que você reconheceria o que é e se tornaria tudo o que foi sonhado para ser. Dores, inquietações, medos, corações partidos, anseios: nada foge desse sonho, nada foge do projeto daquele que sabe o que faz. 
Se o seu fardo é pesado, é porque ele sabe que pode aliviar no momento em que você o entregá-lo. Se o seu coração se cansa mais vezes do que você pode suportar, é porque ele sabe que pode soprar nele um novo fôlego de vida. Se suas esperanças estão esgotadas, se sua força virou fraqueza, se o vaso que você era um dia se quebrou e só restou cacos espalhados pelo chão, é porque ele sabe que pode te renovar, fortalecer, refazer, quantas vezes forem necessárias. Se você parece mais um barquinho de papel em meio à tempestade, é porque ele sabe que pode ordenar que as águas se acalmem e te levar seguro à um lugar bonito. Se seus dias são guerras contra a tristeza, contra o desânimo, contra a falta de amor e até contra você mesmo, é porque ele sabe que tem a paz que você precisa. Se você tem erros, sujeira e cicatrizes, é porque ele sabe que pode perdoar, limpar, curar, apagar.
Todos os cantos escondidos da casa, os medos guardados embaixo do tapete, os baús com passados conservados, as paredes falsas construídas para enganar aqueles que só veem por fora: nada, nada passa desapercebido por aquele que sabia o que estava fazendo quando te fez. Nada passa desapercebido pelos olhos daquele que vê por dentro, vê por inteiro, vê com os olhos de quem tem todo o poder para tratar, aliviar, fazer transbordar de paz.
É difícil entender que alguém que nos ame tanto nos permita passar por tanta coisa, mas uma coisa é certa: nada foge do seu campo de visão. Nada que te atinja pode ser maior do que aquele que te planejou. Nada que te aflija pode ser maior do que a paz que ele traz. Nada que te assole pode ser maior do que a força que ele te dá para suportar. A boa nova de que Cristo nos amou e sonhou conosco é um convite para abandonarmos a nossa natureza humana que nos faz querer entender, questionar, perguntar algo com base na nossa visão limitada, para aceitarmos a nossa condição de filhos de Deus, filhos de um Pai que governa o mundo e tem todo o conhecimento.
Ao invés de reclamar, questionar e nos tornarmos filhos ranzinzas, vamos aprender. Vamos estender as mãos e permitir que Deus nos use de acordo com aquilo que aprendemos em nossas aflições. É esse o plano. Aquele alguém que sabia o que estava fazendo quando te fez, te fez para nada mais e nada menos do que espelhar a glória dele. Assim, do jeito que você é, com as suas dores, com os seus erros, mas com a força dele trabalhando em você, por meio de você, com você. Há um plano para você, e é tão mais fácil confiar nesse Pai que sabe o que faz do que querer brigar com o mundo; é tão mais fácil se permitir ser usado para transformar as pessoas ao redor por meio daquilo que somos.
Você tem um propósito. Seja encorajado. Seja o sonho que Deus sonhou para você. Há algo que só você pode fazer, há um lugar aonde só você pode chegar, há corações que precisam ser alcançados pela sua palavra. Se você não fizer, as pedras farão por você. Mas não será mais fácil e prazeroso largar o sofá e entregar os dias ruins nas mãos daquele que sabe o que faz? Não será mais fácil aceitar que seus erros e seus defeitos e toda a massa escura que vez ou outra suja seu coração, não impede que Ele te ame? Fica o convite: a próxima vez que se olhar no espelho, olhe com os olhos daquele que te criou. Toda vez que tiver que ser você, seja de acordo com os planos daquele que te criou. Aquele que sabia o que estava fazendo quando te fez, te fez você. Então seja. Você.

"Em se tratando de ser você, você foi feito para o papel. Então diga suas falas com segurança."
(Max Lucado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário