sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Jesus em minúscula.


"Deus, onde você está? Está na hora de aparecer, de mover uma montanha, fazer o tempo parar, abrir o mar, curar um cego. Cadê seu poder? Onde foi parar o milagre? Você não viu que ontem eu chorei? Onde você estava?" Em algum momento essa foi a minha oração, e talvez tenha sido a sua, ou ainda vá ser. Não sei. Mas hoje eu encontrei Deus. De novo. E Deus me abraçou. Onde ele estava? Aqui. O tempo todo. Dentro de mim. Por que eu não enxergava? Estava cega. Procurando grandes sinais. Esperando vê-lo em outras vidas, vê-lo solucionar problemas grandes pelos quais eu nunca precisei passar. E ele estava aqui o tempo todo. Agindo quietinho, sorrindo enquanto eu o procurava, abrindo meus olhos pra tudo aquilo o que acontece todo dia. O tempo todo. Co-ti-di-a-no, a boa notícia é que Deus também está por lá. Ou por aqui. 
Seu carro bateu, ninguém se feriu, você agradece. Por que não lembrar das inúmeras vezes em que seu carro não bateu? Você ficou doente, e depois curado, e agradeceu. Por que não agradecer por todos os outros dias em que seu corpo levantou da cama com disposição para enfrentar o dia? Costumamos pensar que Deus está no grande, no fácil de ver, nos terremotos nas prisões. E ele está. Mas não só lá. Ele está aqui, aí, em todo o lugar. 
Precisamos ser sensíveis. Precisamos encontrar com Deus todos os dias. E sermos abraçados. Confortados. Ele está aqui. Não está longe. Não está esperando o furacão acontecer na sua vida para começar a operar. Ele está agindo no dia-a-dia, te livrando, colocando sorrisos no seu caminho, ajeitando os ponteiros para que você chegue ao ponto de ônibus alguns minutos antes de passar o ônibus que te levará em segurança ao seu destino.
No início pode ser difícil, como olhar na escuridão, mas depois o olhar acostuma e a gente consegue ver. Meio disforme, sem jeito, mas está lá. É assim com Deus. Parece difícil encontrá-lo quando nenhuma tempestade precisa ser acalmada, mas ele está lá. Meio sem jeito do Deus que às vezes a gente espera que ele seja: o Deus das grandes coisas. Eu descobri, olhando no escuro, que o Deus das grandes coisas é o mesmo Deus das pequenas coisas. Quando enxergo Deus ao encontrar o sapato que queria após entrar em todas as lojas e nenhum servir no meu pé ou quando consigo falar com alguém que há muito tempo não falo, o imagino sorrir para mim. E sorrio. Porque o enxerguei no trivial. 
Precisamos aprender a ver Deus quando for difícil, quando "milagre" parecer coisa que só acontece na Bíblia, há muitos anos atrás, quando Jesus passava por aqui. Precisamos entender que os milagres acontecem. O tempo todo. Feito terremoto, mas também feito o bater de asas de uma borboleta. Porque Jesus ainda está aqui. Não apenas conosco, mas dentro de nós, nos fazendo de habitação. E é aí que o milagre começa. Quando Jesus deixa de ser o cara que "está aí", "por aí", "em algum lugar fazendo coisas grandes", para ser aquele que "está aqui", "aqui comigo", "aqui cuidando de cada detalhe da minha vida". Milagre não tem tamanho. Milagre tem o endereço da sua necessidade. Seja uma cura, uma causa impossível ou qualquer outra coisa que pareça digna da atenção de Jesus; ou seja apenas um sapato, ou que você chegue no horário certo para fazer aquela prova importante, ou que não chova enquanto você não chegar em casa ou qualquer outra coisa pequena o suficiente para te fazer entender que o Jesus da multiplicação, de fazer o coxo andar, de ordenar que as águas se acalmem, é o mesmo que se importa com cada detalhe da vida que ele te entregou. Por menor que seja pra você. Não é pequena coisa pra ele.
Entrega total é isso: entregar cada milésimo de segundo do seu dia. Dizer "olha, Deus, não é grande coisa, mas é o que eu tenho hoje, você consegue manifestar o seu poder com isso?" A boa notícia é que ele consegue. Você só precisa estar sensível, estar disposto a ver, estar entregue, estar ansioso para vê-lo em minúscula e não ter tempo para duvidar que é real. Jesus é real. Mesmo em minúscula, ele é grande. E é grande por isso: por ser grande o bastante para agir nas nossas pequenas coisas, no "menos importante", no que ninguém viu. Deus te deu "bom-dia" hoje, você viu? 

3 comentários:

  1. Uau Nicole, parabéns por esse magnífico texto!
    Na maioria das vezes fui assim de pensar que Deus tinha me abandonado nas horas que eu achava que mais precisava, ás vezes quando eu estava muito triste, com muita raiva, e em momentos de depressão. Quando eu estava com a fé abalada.
    Mas quando voltei pra igreja percebi que não é bem assim, Deus esta comigo sempre só que tudo acontece é na hora dele e não na hora que eu quero. Se tal coisa ta acontecendo comigo agora é pra eu tirar uma lição disso. Deus me ama e quer meu bem.
    Lindo texto flor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É sempre muito complicado ver Deus nas pequenas coisas, porque achamos que já que Ele é tão poderoso os pequenos problemas e dificuldades não deveriam existir, afinal pra quem tem todo poder o que é um pequeno adianto na hora de pegar o ônibus ou chegar em casa 1 minuto antes da chuva cair justo no dia que você estava sem guarda-chuva. Às vezes não entendemos os pequenos detalhes que Ele coloca no nosso caminho pra nos fazer perceber a presença dele conosco, queremos sempre o maior, sem nunca pensar que o pequeno pode ser melhor. Uma vez escutei em uma pregação "Nem tudo tem um propóstio de Deus, mas em tudo Deus coloca um propósito", e desde então guardo isso comigo, porque não importa se é algo grande ou pequeno, muito fácil ou muito difícil, se está acontecendo é porque ele permitiu e com certeza ele está comigo. Deus realmente te usou muito nesse texto Nicole, porque todos nós precisamos aprender todos os dias a ver o nosso grande Deus nas pequenas coisas.

    ResponderExcluir
  3. "Milagre não tem tamanho. Milagre tem o endereço da sua necessidade."
    Que isso!Disse TUDO!!!Só discordei em uma coisa: Quando você diz que temos que estar ansioso para vê-lo.Olha, o que eu vejo é que a ansiedade atrapalha muito mais do que ajuda pq as pessoas ficam tão ansiosas esperando em lugares específicos achando que está no "momento certo" e nada acontece.Acredito que tem que parar de se pressionar, vejo muitas pessoas se achando indiferentes a deus pois nunca o sentiu, ou o viu e se cobram muito por isso.Quando na realidade deveria apenas pensar que tudo tem seu tempo, que é respirar com calma e se permitir sentir e ver as coisas de um outro modo, deixar deus simplesmente fluir.
    Essa questão para mim é engraçada pois sempre falei que tenho um contato direto com deus, sempre o vi, o senti em minha vida.Desde quando eu passava mal na rua mas conseguia chegar segura até um lugar que eu pudesse desncansar, ou quando bate aquele desânimo em acordar as 5da manhã para ir a faculdade super desanimada e alheia ao dia, e quando saio de casa tem aquele solzão bonito nascendo.Não sei, eu o vejo assim.Sempre por perto e sempre aqui dentro.
    Às vezes penso que as pessoas se cobram de mais e não se concentram na calma, no sentir.A vida é muito corrida e esperamos sempre um grande feito para nos fazer parar, quando na realidade nós podemos nos fazer parar, entende?Estar mais sensíveis a si mesmos, a vida ao mundo.
    As pessoas as vezes vão só vivendo e deixando a vida levar, sem olhar a sua volta, sem sentir.Talvez falte calma, agora de sentido mais amplo.Calma para respirar e pensar que tudo que acontece pode ser significativo basta olharmos com mais atenção.

    "E é grande por isso: por ser grande o bastante para agir nas nossas pequenas coisas, no "menos importante", no que ninguém viu."

    É isso.
    Sem mais.
    Não preciso dizer mas digo com gosto, por não conseguir me aguentar(rs): você foi abençoada com esse dom e quanto sua luz própria se ilumina a sua volta, a cada um que te lê, que te sente.
    Parabéns pro ser e continuar asim.
    Beijão.

    ResponderExcluir